Páginas

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Cautela com os spyware e os vírus.

Hoje em dia vírus de computador não causam tanto barulho como há tempos atrás, isso mudou quando descobriu-se que ao invés de destruir os dados poderia-se fazer o uso destes. A partir daí e fazendo uso de ferramentas capazes de se instalar nos computadores, iniciou-se a proliferação desse mal, que além de sequestrar informações tais como senhas de banco, diminui sensivelmente a velocidade do sistema operacional. Para dificultar essa manobra devemos ter em 1° lugar consciência e cautela, pois de nada adianta estar imunizado se os seus passos atráves da grande rede lhe condenam.
Em 2° lugar faça uso de bons softwares para aumentar sua segurança, mas lembre-se devemos mante-los atualizados e ativos. Por último faça uso de um firewall, o windows possui um nativo e falaremos dele mais adiante.

Abaixo alguns nomes de bons Anti-Spywares (Freeware):
Arovax Shield
Arovax Antispyware
Spybot
Ad-ware

Como também de bons Anti-vírus (Freeware)
AVG
Avast
Clamwin

Firewall do Windows
Aprenderemos agora a ativar o firewall do windows.
Para isso vá em; Iniciar --> Programas --> Acessórios --> Ferramentas do sistema --> Central de Segurança.

Surgirá a tela (figura)

(figura 1)

Nela entre em "Firewall do Windows", fará surgir esta outra tela (figura)

(figura 2)

E é aqui que ativamos, desativamos o "Firewall nativo do Windows XP", como também alteramos as "Exceções" e ainda realizamos as "configurações avançadas", lembrando que não é recomendável desabilita-lo, pois isso deixará o seu computador vulnerável a invasões. E somente adicione uma exceção se souber o que está fazendo.

(figura 3)

Observação: O Firewall do Windows está presente apenas a partir do Service Pack 2

Conrado RPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário