Páginas

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Meu computador não entra na rede!

Neste artigo vamos explicar como realizar a configuração de um computador numa rede de uma empresa.

1º - Passo:
Entre em INICIAR --> PAINEL DE CONTROLE --> CONEXÕES DE REDES, deve surgir esta tela:


Vá em Protocolo TCP/IP, apontado pela seta e clique em Propriedades, vai abrir uma outra janela, como mostrado na figura abaixo:


É nesta janela que faremos as configurações, lembre-se você deve ter em mãos os dados a serem inseridos, estes dados devem ser fornecidos pelo administrador da rede ou algum responsável.

Você deve estar se perguntando o que significa cada um destes itens? Vamos a eles.

1º - Endereço IP:
É um identificador que vai distinguir seu computador dos demais dentro de uma rede, é dessa forma que conseguimos encontrar e ser encontrado dentro da rede os computadores e utilizar seus serviços.

2º - Máscara de sub-rede:
Utilizada para definir a quantidade de endereços IP (host) que existirá dentro de uma rede e também quantas redes poderão existir dentro daquele ambiente. Perceba que aqui está uma explicação muito breve, visto que o conceito é complexo.

3º - Gateway Padrão:
É o endereço na rede do dipositivo responsável por procurar endereços que não foram encontrados na rede. Fazendo com que um pedido de um host daquela rede chegue ao destino.

4º - Servidor DNS preferencial:
É o primeiro endereço de servidor DNS* que nosso computador vai buscar.

5º - Servidor DNS alternativo:
Se o endereço primário falhar, nosso computador buscará o serviço neste segundo endereço.

*DNS:
Ao buscarmos uma site na internet buscamos o mesmo pelo nome, certo?

ex: www.algumacoisa.com.br

Mas a máquina não entende nomes, havendo então a necessidade de substitui-los por números. Pois é o que o servidor DNS faz, ele troca o nome pelo respectivo número IP do site que estamos buscando. Facilitando dessa maneira a navegação.

O que é DHCP?
Obter um endereço IP automaticamente ou DHCP é um serviço fornecido à rede pelo servidor no qual este distribui os endereços IP, DNS, Gateway e outras informações toda vez que o computador entrar na rede.


Conrado RPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário