Páginas

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Gravando uma Imagem corretamente!

Muitas pessoas não sabem realmente como gravar uma imagem, até mesmo o que é uma imagem.
Imagem é um arquivo único que contém todos os dados existentes de um CD-ROM ou DVD além de informações que possibilitam gerar uma cópia idêntica deste.
Neste artigo ensinaremos como criar uma imagem:

1º - Na tela inicial do Nero vá até a opção "Fazer Cópia" e clique na opção "Gravar imagem no disco".


Vai abrir esta tela abaixo, onde devemos selecionar qual imagem iremos gravar. Feita a seleção clique em OK.

Vamos entrar na tela de gravação, onde selecionamos o driver a ser usado para a gravação (1º), a velocidade da gravação (2º) e a quantidade de cópias que serão criadas. Terminada a configuração da gravação clique em Next para prosseguir.

O Nero vai pedir que insira a mídia vazia no driver para começar a gravar.

Feito isso a gravação é iniciada.

Ao final surge a mensagem informando que a gravação foi realizada com sucesso. Pressione OK para prosseguir.

Surgirá a janela abaixo, clique em Next para que a mídia seja ejetada.

Pronto a mídia já pode ser usada.

Conrado RPG

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Configurando o teclado corretamente!

Sabe quando o teclado não parece estar obedecendo ao que teclamos? A cedilha não se mostra quando assim desejamos? Entre outras coisas isso nada mais é do que configuração do layout do teclado.
Os S.O. possuem diversos layouts incluídos em sua instalação, cabendo ao usuário definir qual deles usa baseando-se no teclado instalado em seu computador.
No Brasil temos atualmente os teclados um pouco mais antigos conhecido como ABNT e os ABNT 2 mais atuais. Em notebooks atualmente faz-se uso dos ABNT 2 contudo pode haver notebooks com layout E.U.A Internacional.
Vamos aqui mostrar como realizar esta configuração.

1º - Passo:
Vá em INICIAR --> CONFIGURAÇÕES --> PAINEL DE CONTROLE.
Você deverá estar diante da figura mostrada abaixo. Dê então duplo clique em "Opções regionais e de idioma".

Vai abrir a seguinte janela. Na aba "Idiomas", vá em "Detalhes..."

Surgirá a janela abaixo. E é nesta que escolhemos o "Idioma de entrada padrão" (Seta) que é o layout que será carregado toda vez que o sistema inicializar, se estiver utilizando mais de um layout selecione aquele que será o padrão.
Ainda na mesma janela um pouco abaixo temos o botão "Adicionar..."

Que nos leva a janela onde realizamos a instalação dos layouts.
Para realizar a instalação primeiro selecione o idioma de entrada, "Português (Brasil)", em seguida o layout a ser usado, Português (Brasil ABNT 2), por fim tecle OK.

Pronto está finalizado a instalação do nosso layout.

Conrado RPG

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Usando o shrink!

Nesse artigo aprenderemos a utilizar o Shrink, veremos como realizar o backup de um filme de forma simples. Vamos então a ele.

1º - Passo:
Com o Shrink aberto insira a mídia com o conteúdo que deseja copiar no drive de DVD. Agora clique em OPEN DISK para selecionar a origem dos dados...


...e aguarde surgir a tela seguinte.



Verifique se realmente é o filme que está trabalhando e clique em OK. Iniciará então a analise do filme. Se houver algum problema com o disco, o shrink retornará uma mensagem de erro e dificilmente você poderá copiar esta mídia. Pode ser que consiga com outros softwares mas não é garantido.

Verificada a integridade do disco é hora de iniciar a cópia, clique então em BACKUP...

...Surgirá a tela abaixo, nela selecionamos o destino da nossa cópia. Feito isso clique em OK...

Sera iniciado o processo chamado de Enconding, que é exatamente a cópia do filme para o seu HD, é com essa cópia feita no HD que o programa fará a posterior gravação em um disco virgem.

Backup completo, o conteúdo do DVD está disponível para ser gravado. Agora basta inserir uma mídia vazia no drive de DVD que se iniciará a gravação.

Pronto ao final teremos a cópia do original, protegendo assim o mesmo.

Lembre-se:
Fazer cópias de Filmes como todos sabemos é crime, espero que utilizem este software tendo consciência do que está fazendo.

Conrado RPG

Meu computador não entra na rede!

Neste artigo vamos explicar como realizar a configuração de um computador numa rede de uma empresa.

1º - Passo:
Entre em INICIAR --> PAINEL DE CONTROLE --> CONEXÕES DE REDES, deve surgir esta tela:


Vá em Protocolo TCP/IP, apontado pela seta e clique em Propriedades, vai abrir uma outra janela, como mostrado na figura abaixo:


É nesta janela que faremos as configurações, lembre-se você deve ter em mãos os dados a serem inseridos, estes dados devem ser fornecidos pelo administrador da rede ou algum responsável.

Você deve estar se perguntando o que significa cada um destes itens? Vamos a eles.

1º - Endereço IP:
É um identificador que vai distinguir seu computador dos demais dentro de uma rede, é dessa forma que conseguimos encontrar e ser encontrado dentro da rede os computadores e utilizar seus serviços.

2º - Máscara de sub-rede:
Utilizada para definir a quantidade de endereços IP (host) que existirá dentro de uma rede e também quantas redes poderão existir dentro daquele ambiente. Perceba que aqui está uma explicação muito breve, visto que o conceito é complexo.

3º - Gateway Padrão:
É o endereço na rede do dipositivo responsável por procurar endereços que não foram encontrados na rede. Fazendo com que um pedido de um host daquela rede chegue ao destino.

4º - Servidor DNS preferencial:
É o primeiro endereço de servidor DNS* que nosso computador vai buscar.

5º - Servidor DNS alternativo:
Se o endereço primário falhar, nosso computador buscará o serviço neste segundo endereço.

*DNS:
Ao buscarmos uma site na internet buscamos o mesmo pelo nome, certo?

ex: www.algumacoisa.com.br

Mas a máquina não entende nomes, havendo então a necessidade de substitui-los por números. Pois é o que o servidor DNS faz, ele troca o nome pelo respectivo número IP do site que estamos buscando. Facilitando dessa maneira a navegação.

O que é DHCP?
Obter um endereço IP automaticamente ou DHCP é um serviço fornecido à rede pelo servidor no qual este distribui os endereços IP, DNS, Gateway e outras informações toda vez que o computador entrar na rede.


Conrado RPG

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Removendo Pen drive de forma rápida

Essa dica talvez muitos conheçam, mas seguindo o espirito do Blog colocamos aqui para aqueles que desconhecem tal manobra, que pra quem faz muito uso destes dispositivos, ajuda bastante. Pois então vamos a ela.

1° - Passo:
Clique com o botão esquerdo do mouse sobre o Ícone mostrado na figura abaixo.

Surgirá o quadro com a seguinte mensagem.

Se houver mais de um dispositivo, surgirão outras unidades, verifique previamente qual unidade deseja desconectar para não cometer erros. Identificando a unidade correta clique sobre ela e o dipositivo será desconectado corretamente podendo ser removido fisicamente do computador.


Conrado RPG

Som do notebook baixo?

Esse artigo é para os usuários de notebook que acham que o som do seu portatil está baixo além da conta. Trata-se apenas de uma configuração que muitos não sabe como fazer e que pode resolver o problema de instensidade do som.
Como é de conhecimento de quem trabalha com aúdio, os tamanhos dos falantes são relativos à frequência do mesmo; falantes grandes (sons grave), intermédiarios (sons médio) e pequenos (sons agudo).
Com isso concluímos que em notebooks a frequência mais adequada para termos um aumento na intensidade sonora é a frequeência aguda.
Como realiza-la é o que vamos mostrar a seguir.

1º - Passo:
Vá em INICIAR --> CONFIGURAÇÕES --> PAINEL DE CONTROLE, deve aparecer a tela abaixo em seu monitor. Busque o Icone "Gerenciador de Audio", no nosso caso um ícone vermelho como mostrado na figura.

2º - Passo:
Dê duplo clique no Icone do Gerenciador de Audio para surgir a tela abaixo, vá até o Equalizador como mostrado e selecione o Preset "AGUDO".

Verifique agora se houve alguma alteração no som. Uma boa dica para ver estas diferenças é executar uma musica enquanto seleciona cada Preset.

Conrado RPG

Intalando drivers atraves do Setup!

Toda vez que instalamos um novo dispositivo em nosso computador ou estamos instalando um novo Sistema Operacional (S.O.) faz-se necessário fornecermos o(s) driver(s) deste(s) dispositivo(s), driver é um software que faz com que o dispositivo execute um MP3 quando desejamos ouvir uma musica no Media Player por exemplo. Sem o driver para a placa de audio corretamente instalado não é possivel executar o arquivo de som, pois o S.O. não terá as informações necessarias para agir com o arquivo em questão.

Nesta matéria iremos aprender a instalar o drive atraves do Setup, normalmente localizado dentro do Cd de drivers da placa-mãe que deve vir junto com o computador ou com o dispositivo nos casos das placas off-board.

1º - Passo:
Localize o arquivos SETUP.EXE como na figura abaixo.

2º - Passo:
Execute a instalação com um duplo clique sobre o arquivo SETUP.EXE, deverá surgir uma tela semelhante a esta da figura abaixo.

Nesse tipo de instalação executamos o próprio software de intalação do driver, mas pode acontecer de ser necessário instalar este drive a partir do Gerenciador de Dispositivo o qual veremos em outro artigo.
Como podemos ver a instalação seguirá até sua conlcusão conforme a figura abaixo.


Pronto basta reiniciar o S.O. para que o Driver instalado passe a funcionar, muitas vezes nem é necessário reiniciar mas é sempre bom respeitar os pedidos do S.O. para não termos surpresas desagrádaveis.


Conrado RPG

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Desinstalando um software de forma correta!

Para muitos a desinstalação de softwares parece simples, e na verdade é mesmo simples, entretanto algumas pessoas nem imagina que a forma correta para realizar esta tarefa seja utilizando o Desinstalador do Windows. Pois vamos aqui ensinar em poucos passos como chegar ao local correto para realizar uma desinstalação de forma rapida e descomplicada.

1º - Vá em INICIAR --> CONFIGURAÇÕES --> PAINEL DE CONTROLE, deve surgir a tela abaixo em seu monitor.

2º - Agora dê clique duplo em ADICIONAR OU REMOVER PROGRAMAS, vai surgir a tela abaixo em seu monitor.

Pronto basta encontrar o software que deseja remover do seu computador e clicar em REMOVER, será iniciada a desinstalação do software de forma correta, possivelmente será pedido que reinicie o Windows para a finalização da desinstalação.

Conrado RPG

Estamos no ar!

Até que enfim nasceu O Tutorial, um espaço reservado para dicas e tutoriais dos mais simples e uns outros nem tanto, aqueles que muita gente acha bobagem, mas que tantos outros adorariam que alguém fizesse para ajudar principalmente os novatos no mundo dos computadores. Pois bem aqui está ele...pronto para atender aos mais famintos por saber como realizar aquelas tarefas que ninguém ensina mas que é tão fácil de se aprender que até mesmo um blog pode faze-lo!Um abraços a todos e que possamos ajudar muita gente que está começando agora a navegar nos mares da informática!

Conrado RPG